A China está de braços abertos a todos os países, inclusive dos Estados Unidos, para virem participar dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim de 2022, comprometendo-se com segurança e comodidade para os atletas realizarem seu sonho olímpico. Esta afirmação foi feita nesta segunda-feira (20) pelo porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian.
Recentemente, um chefe executiva do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos, Sarah Hirshland, afirmou que está confiante com o projeto de segurança da delegação americana que enviará para a capital chinesa 230 atletas para as Olimpíadas de Inverno e 65 atletas para as Paraolimpíadas.
No comentário, o diplomata chinês disse que, com a aproximação das Olimpíadas de Inverno, os atletas de esportes de gelo e neve de todo o mundo estão ansiosos pela abertura do evento. A solidariedade e o apoio da comunidade internacional pela realização dos Jogos Olímpicos de Inverno em Beijing aumento e as pessoas estão fortemente contra a politização do esporte.
O porta-voz relembrou que no dia 2 deste mês, a 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou por unanimidade a resolução sobre trégua durante as Olímpiadas de Inverno de Beijing, proposta apresentada por 173 países membros. Já a Declaração da 10ª Cúpula Olímpica do Comitê Olímpico Internacional também fez um apelo para apoiar os Jogos Olímpicos de Inverno de Beijing. “Muitos países concordam que os Jogos Olímpicos não são um lugar para confrontos ideológicos, e sim uma plataforma para ajudar os países a construir amizades e cooperações mais estreitas”, citou Zhao Lijian. Ele acrescentou que a política dos jogos olímpicos por alguns países será fadada ao fracasso.
Promover este encontro global de forma simples, segura e encantadora é o desejo de todos os países que seguem o espírito olímpico.”, Finalizou o porta-voz.
Tradução: Isabel Shi--Rádio Internacional da China -CRIpor