A 1ª Vara Cível da comarca de Tubarão recebeu, recentemente, o certificado de unidade 100% digital, emitido pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ). O certificado é o resultado da dedicação da equipe da unidade na digitalização total dos processos físicos de seu acervo, que agora passam a ser totalmente informatizados.
Segundo o servidor Bruno de Medeiros Beck, chefe de cartório da 1ª Vara Cível da comarca, no início da pandemia, em março de 2020, a unidade já contava poucos processos físicos em andamento, já que priorizava a digitalização desses processos quando ocorria movimentação processual. Todavia, o acervo de processos físicos arquivados administrativamente, sobrestados e suspensos alcançava cerca de 3.500 ações. “Com a migração gradual deste acervo para o sistema eproc entre meados de 2020 e início de 2021, a equipe, em esforço coletivo e com auxílio da equipe de digitalização do Fórum, promoveu a digitalização de todo o acervo, finalizando em novembro de 2021, restando poucos processos pendentes apenas de regularização nos sistemas de tramitação.”
Concluída a regularização das pendências no decorrer do início de 2022, a 1ª Vara Cível de Tubarão alcançou a certificação de Unidade 100% Digital. “Ressalto que trabalhar com todo o acervo digitalizado trouxe maior agilidade na tramitação processual e no atendimento às demandas, refletindo diretamente nos números da unidade, especialmente na redução do acervo de processos em andamento.” O reconhecimento é resultado do esforço conjunto de todos os colaboradores, servidores e estagiários, sob a supervisão do chefe de cartório e do juiz Paulo da Silva Filho, titular da unidade.
Informação :Jornalista Fernanda de Maman