A festa em honra a Nossa Senhora da Piedade, na Diocese de Tubarão, será realizada hoje quinta-feira, dia 15 de setembro, feriado municipal e dia dedicado a padroeira da Cidade Azul. O evento volta a ser realizado após dois anos por causa da pandemia de covid-19.
Símbolo da fé católica e da devoção dos fiéis à Nossa Senhora da Piedade, a imagem da Santa, chegada há 202 anos nessas terras, está na Catedral de Tubarão há muitos anos. A relíquia de Portugal não fica exposta, mas há outras imagens dela que poderão ser veneradas pelos cristãos que participarem da programação da festa.
De acordo com o padre Eduardo Rocha, pároco da Catedral, em 2020 e 2021 só houveram as celebrações litúrgicas. “É com muita alegria, após dois anos, que retomamos a parte social da festa. Todos estão convidados a participar desta importante celebração para que, juntos, possamos reafirmar a nossa fé à nossa mãe”, destaca o padre.
A comemoração, que faz parte da história de Tubarão e região, é marcada, principalmente, pela devoção dos fiéis que em inúmeras situações foram até a Catedral pedir ajuda à Nossa Senhora da Piedade. Guerras mundiais, pestes e a enchente de 1974, são exemplos de pedidos de ajuda.
O Padre Eduardo Rocha lembra que, além dos fatos já relatados, na enchente deste ano, a Catedral abrigou e ajudou muitas pessoas. “Ela é vista como casa de todos os tubaronenses, onde todos são acolhidos. É a casa da mãe”, valoriza.
Mais antiga que a própria Cidade Azul, a Santa “acompanhou” o crescimento do município, já que Tubarão iniciou o seu desenvolvimento ao redor Catedral. Hoje, Nossa Senhora da Piedade não fica mais exposta ao público durante o ano, isso porque, falta um local seguro.
Mas, uma vez por ano, durante a festa, as pessoas podem ver a escultura que veio com João Teixeira Nunes, por volta de 1820. O evento faz parte das comemorações programadas pelos fiéis, e será o primeiro ano em que a Festa de Nossa Senhora da Piedade ocorrerá sendo uma celebração que integra o Calendário de Eventos de Tubarão. A lei foi aprovada em agosto, de forma unânime, por todos os vereadores da cidade.