A história Pan American Airways Incorporated, ou simplesmente Pan Am USA

Pan American World Airways, originalmente fundada como Pan American Airways e comumente conhecida como Pan Am, foi a principal e maior Companhia Aérea internacional e de bandeira não oficial dos Estados Unidos de 1927 até seu colapso em 4 de dezembro de 1991. Foi fundada em 1927 como um serviço regular de correio aéreo e transporte de passageiros operando entre Key West, Flórida e Havana Cuba.  A companhia aérea é creditada por muitas inovações que moldaram a indústria aérea internacional, incluindo o uso generalizado de aeronaves a jato, jatos jumbo e sistemas de reserva computadorizados.[2] Foi também membro fundador da International Air Transport Association (IATA), a associação global da indústria aérea.

Identificada por seu logotipo do globo azul  (The Blue Meatball"), ou "a almôndega azul", em tradução livre), seu uso da palavra "Clipper" em seus nomes de aeronaves, e pelos bonés dos uniformes brancos de seus pilotos, a companhia aérea era um ícone cultural do século XX.

História

Fundada em 1927 por dois ex-majores  do Corpo Aéreo do Exército  dos EUA , a Pan Am começou como um serviço regular de correio aéreo e passageiros voando entre Key West, Flórida e Havana Cuba.  Na década de 1930, sob a liderança do empresário americano Juan Trippe, a companhia aérea comprou uma frota de barcos voadores e concentrou sua rede de rotas na América Central e do Sul, adicionando gradualmente destinos transatlânticos e transpacíficos. Em meados do século 20, a Pan Am desfrutava de um quase monopólio nas rotas internacionais. Liderou a industria aeronáutica  na Era do Jato, adquirindo novos jatos como o Boeing 707 e o Boeing 747.  A frota moderna da Pan Am permitiu-lhe voar um maior número de passageiros, a uma distância mais longa e com menos paragens do que os rivais. Seu principal hub e terminal principal foi o Worldport no Aeroporto Internacional John F. Kennedy  em Nova York .

     

Durante seu auge, entre o final da década de 1950 e o início da década de 1970, a Pan Am era conhecida por sua frota avançada, pessoal altamente treinado e comodidades. Em 1970, voou 11 milhões de passageiros para 86 países, com destinos em todos os continentes, exceto na Antártida. Em uma era dominada por companhias de bandeira que eram totais ou majoritariamente detidas por governos, a Pan Am tornou-se a transportadora nacional não oficial dos Estados Unidos. Foi membro fundador da Associação Internacional de Transporte Aéreo   (IATA), a associação global do setor aéreo

A partir de meados da década de 1970, a Pan Am começou a enfrentar uma série de desafios internos e externos, juntamente com a crescente concorrência da desregulamentação do setor aéreo em 1978. Depois de várias tentativas de reestruturação financeira e rebranding ao longo da década de 1980, a Pan Am gradualmente vendeu seus ativos antes de declarar falência em 1991. Quando cessou suas operações, a marca registrada da companhia aérea era a segunda mais reconhecida mundialmente, e sua perda foi sentida entre os viajantes e muitos americanos como significando o fim da era de ouro das viagens aéreas. Sua marca, iconografia  e contribuições para a indústria permanecem bem conhecidas no século 21. O nome e as imagens da companhia aérea foram comprados em 1998 pela holding ferroviária Guilford Transportation Industries, que mudou seu nome para Pan Am Systems e adotou o logotipo da Pan Am.

     

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