A semana começa com algum ciclone bomba em Santa Catarina

A semana começa com algum ciclone bomba em Santa Catarina

Desde a noite deste domingo dia 13, um dos assuntos nas redes sociais relacionados ao tempo é a previsão de um ciclone bomba, confirmado pelo meteorologista, Leandro Puchalski. Porém, conforme ele, o sistema está afastado de Santa Catarina pelo alto mar. Além disso, em nenhum momento avança para o estado, permanecendo sempre no mar bem afastado.

As ilustrações abaixo dão uma ideia da posição e deslocamento desse ciclone.  A primeira ilustração mostra a posição esperada para o amanhecer desta segunda-feira dia 14,  Vejam que ele se encontra no mar, na altura do Sul gaúcho, bem afastado.

Por volta do meio-dia desta segunda-feira esse ciclone deverá se manter no mar bem afastado. No entanto, observem como o ar frio começa a avançar pelo RS.

Quando chegar o turno da tarde o ciclone estará em alto mar, cada vez mais afastado de SC, e com o ar frio mais localizado dentro do RS.

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS?

Deveremos ter influência no mar com ondas que vão crescendo no decorrer desta segunda-feira, mas isso não muito na costa e sim mais afastado.

Nas praias de mar aberto as ondas ficam na altura de 2 metros, e no alto mar de 3 a 4 metros.

No Litoral e áreas próximas, com a aproximação do ar frio, deveremos ter rajadas de vento Sul ao longo da segunda-feira. No início da manhã no Litoral Sul de SC, e no decorrer do dia nas outras áreas da costa. Ventos em rajadas entre 40 e 60 km/h.

No período da noite e nesta terça-feira (15) não há mais previsão de rajadas de vento.

LEMBRANDO

O que é um ciclone bomba. Ocorre quando um ciclone - entre vários que passam pelo Sul do Brasil - se intensifica muito rapidamente a cada hora. A unidade de pressão do ar é hectopascal (hpa). Quando a pressão cai 1hpa por hora, você tem um ciclone bomba.

 

 

Você pode gostar

Nas noticias
Carregar Mais