A equipe do helicóptero da Polícia Civil (Sarasul) de Criciúma, deu apoio na operação de ambientação da cachorra Layka, que pertence ao Chefe da equipe de Bombeiros Voluntários Júlio, de Jaguaruna. O BV realiza adestramento e treinamentos, para que a mesma possa ser utilizada na busca de pessoas desaparecidas. A ambientação possibilita o condicionamento do animal nas operações de embarque e desembarque com a aeronave acionada. Todo treinamento ocorreu nesta quinta-feira, dia 10 de março.
Os cachorros são donos de um olfato incrível, conseguem detectar cheiros a longas distâncias e encontrar pessoas e objetos. Ainda que o ato de farejar seja um instinto natural dos animais é difícil fazê-lo rastrear algo sem treinamento. É necessário despertar o instinto rastreador que todo canino tem e está adormecido.
Essa prática também é fundamental para que o cachorro possa discernir o certo do errado, outra vantagem do treinamento diz respeito a problemas graves de comportamento.
Toda atividade foi realizada no quartel dos Bombeiros Voluntários de Jaguaruna, Sangão e Treze de Maio e obtendo um ótimo aproveitamento.
Redação: Informações: Comunicação Social BVJ--BV Tatiana