O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, teve encontro na tarde desta terça-feira (29), em Beijing, hora local, com a secretária de Comércio dos Estados Unidos, Gina Raimondo.
O premiê chinês afirmou que uma relação sino-americana saudável e estável favorece tanto os dois lados como todo o mundo. O respeito mútuo, a coexistência pacífica e a cooperação de benefício recíproco constituem formas corretas para a China e os EUA terem boas relações. Os dois países devem trabalhar juntos e adotar ações práticas para manter e desenvolver os laços bilaterais, destacou Li Qiang.
A essência das relações econômicas e comerciais entre os dois países é a promoção com ganhos bilaterais, salientou ainda o premiê. A politização e securitização dessas questões afetarão não apenas os laços entre as duas nações e a confiança mútua, mas também prejudicarão os interesses das empresas e dos povos dos dois países, além de gerar um impacto desastroso na economia global. A parte chinesa espera reforçar os diálogos e a cooperação com os EUA na área econômica e comercial, acrescentou Li Qiang.
Gina Raimondo declarou que o governo Joe Biden apoia a China para desenvolver sua economia e melhorar a vida da população. Os Estados Unidos não têm intenção de restringir o crescimento do país asiático, nem procurar uma desconexão com o lado chinês. A parte norte-americana está disposta a manter uma comunicação e as relações econômicas e comerciais normais com a China, para promover um desenvolvimento estável do relacionamento.
Tradução: Zhao Yan --- Revisão: Patrícia Comunello
Fonte: Rádio Internacional Da China