A cerimônia de partida da tripulação da missão tripulada Shenzhou-15 ocorreu no centro de lançamento de satélites de Jiuquan, às 20h19 desta terça-feira (29), no horário de Beijing.
O comandante-chefe do programa espacial tripulado da China, Xu Xueqiang, deu a ordem para que os três astronautas Fei Junlong, Deng Qingming e Zhang Lu embarcassem na jornada espacial.
Beijing, 30 novembro (Xinhua) -- A nave espacial tripulada chinesa Shenzhou-15 atracou com sucesso à combinação da estação espacial na manhã desta quarta-feira, de acordo com a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA, em inglês).
A nave espacial, lançada na noite de terça-feira, realizou um rápido encontro automatizado e atracou à porta frontal do módulo Tianhe da estação espacial às 5h42 desta quarta-feira (horário de Beijing), disse a CMSA.
O processo todo levou aproximadamente 6,5 horas, segundo a CMSA.
Os três astronautas a bordo da Shenzhou-15 entrarão em seguida no módulo Tianhe e os três astronautas da tripulação da Shenzhou-14 se preparam para a chegada da tripulação da Shenzhou-15, informou a entidade.
Trata-se da primeira vez que os astronautas chineses a bordo da estação espacial testemunham a visita de uma nave espacial tripulada, de acordo com a CMSA.
A nave espacial, no topo de um foguete transportador Longa Marcha-2F Y15, decolou do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, no noroeste da China, às 23h8 desta terça-feira (horário de Beijing). ( Pequin )
Fonte: Rádio Internacional da China.
Tradução: Shi Liang - Rrevisão: Patrícia Comunello