Conheça a Cirurgia Refrativa, procedimento que pode eliminar uso de óculos

Conheça a Cirurgia Refrativa, procedimento que pode eliminar uso de óculos

Especialista alerta para cuidados com a visão e importância do acompanhamento de um oftalmologista de confiança

Estar em dia com a visão é necessário para uma boa qualidade de vida. Por isto, é aconselhável estar atento a doenças  neste sentido, como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Hoje em dia, há muitas formas de corrigir esses problemas. Uma delas é a Cirurgia Refrativa.

Quem esclarece é o médico oftalmologista, Dr. Rafael Giordani, profissional do NIO – Núcleo Integrado de Oftalmologia.

“Esta cirurgia é um procedimento considerado rápido  e seguro, que dispensa a necessidade de internação, pois é feita com um equipamento chamado Excimer Laser, que se utiliza de energia luminosa para remodelar suavemente a superfície da córnea, modificando sua curvatura para corrigir os erros refrativos”, diz.

Geralmente, pessoas com miopia, hipermetropia ou astigmatismo em um grau médio ou alto (mais de 2 graus), necessitam da correção. O procedimento poderá eliminar a necessidade de óculos, na maioria dos casos, segundo Dr. Rafael Giordani.

Os oftalmologistas seguem alguns critérios para definir se o paciente poderá fazer a cirurgia refrativa. Dr. Rafael Giordani aconselha que todos os passos sejam orientados por um oftalmologista de confiança.

Ainda, Dr. Rafael Giordani explica que, quem passa pelo procedimento precisa, necessariamente, aceitar os riscos envolvidos e os efeitos colaterais que podem ocorrer. “Não é uma cirurgia perigosa ou preocupante, mas podem ocorrer efeitos colaterais que são tratáveis após a cirurgia”, esclarece.

Outro alerta do profissional é que, mesmo com a cirurgia refrativa, pode ocorrer de o paciente ainda poder precisar utilizar óculos ou lentes de contato para melhor resultado e aproveitamento da visão.

“Por isso, reforçamos que, para identificar qual o melhor tipo procedimento, é importante o acompanhamento de um Oftalmologista de sua confiança”, diz Dr. Rafael.

Sobre o profissional

O médico oftalmologista Rafael Giordani é graduado em Medicina pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre. É membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Tem título de Especialista pela Associação Médica Brasileira e Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Fellowship em Córnea pela Universidade Federal do Paraná, também é especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal Fluminense.

Você pode gostar

Nas noticias
Carregar Mais