Testes realizados por pesquisadores indicam que o novo coronavírus não se replica em três espécies comuns do inseto
“Embora a Organização Mundial da Saúde tenha declarado definitivamente que os mosquitos não podem transmitir o vírus, nosso estudo é o primeiro a fornecer dados conclusivos”, disse Stephen Higgs, diretor do Instituto de Pesquisa em Biossegurança da Universidade.
Os pesquisadores concluíram que os mosquitos não podem transmitir a doença para humanos após testes apontarem que o novo coronavírus não é capaz de se replicar em três espécies comuns de mosquitos, Aedes aegypti, Aedes albopictus e Culex quinquefasciatus.
Essas espécie são responsáveis por espalhar doenças conhecidas dos brasileiros e de outros países tropicais. São esses mosquitos que transmitem dengue, zika, chikungunya, filariose entre outras.
Essa foi a primeira publicação revisada por pares com base em experimentos com o vírus causador da Covid-19 realizado totalmente por pesquisadores da Universidade Estadual do Kansas.
Pesquisas da instituição de ensino estão em andamento com outros patógenos que podem ser transmitidos pelos insetos para as pessoas, incluindo a febre do vale Rift, a encefalite japonesa, a peste suína africana e a peste suína clássica.
A Universidade Estadual doKansas nos Estados Unidos, publicou um novo estudo que concluiu que picadas de mosquitos não transmitem a Covid-19. O material também foi publicado na Nature.