E.U.A :Homenagens marcam 18 anos do atentado de 11 de setembro

E.U.A : Homenagens marcam 18 anos do atentado de 11 de setembro

O 'Tributo de Luz' iluminou o céu de Manhattan no lugar onde as Torres Gêmeas deveriam estar; presidente Donald Trump participou de um momento de silêncio em frente à Casa Branca.

Dezoito anos após o maior atentado da história dos Estados Unidos, milhares de pessoas vão às ruas prestar homenagem às vítimas. O ‘Tributo em Luz’ iluminou o céu de Manhattan no lugar onde as Torres Gêmeas deveriam estar, e o presidente Donald Trump participou de um momento de silêncio em frente à Casa Branca.

atentado terrorista de 11 de setembro foi uma série de ataques suicidas contra os Estados Unidos coordenados pela Al QaedaDezenove terrorista sequestraram quatro aviões comerciais com passageiros. Os sequestradores colidiram intencionalmente dois aviões contra as Torres Gêmeas, na cidade de Nova York, matando todos a bordo e centenas de pessoas que trabalhavam nos edifícios. Os prédios desmoronaram após o impacto, não só destruindo edifícios vizinhos, mas também causando a morte de vários bombeiros voluntários que ajudavam no resgate de vítimas.

terceiro avião colidiu contra o Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos) nos arredores de Washington. O quarto avião caiu em um campo aberto na Pensilvânia, após passageiros e tripulantes tentarem tomar o controle da aeronave dos sequestradores que estava indo em direção à capital americana.

Os ataques que mancharam a história do país, deixaram quase 3 mil mortos, a maioria na região de Manhattan e levaram até mesmo uma guerra ao Iraque e Afeganistão, que até hoje são afetados por isso. Foram 2.753 mortos no World Trade Center; 60% dos corpos foram identificados.

Homenagens

Parentes das vítimas, policiais, bombeiros e líderes da cidade se reuniram no Memorial Nacional 11 de setembro. Foi feito um grande momento de silêncio às 8h46 e 9h04 em frente ao local. Esses horários foram os mesmos em que os aviões atingiram as Torres Norte e Sul.

Andrew Cuomo, governador de Nova York, o prefeito Bill de Blasio e seus antecessores, Michael Bloomberg e Rudy Giuliani, estavam presentes na cerimônia. O ato é considerado tradição anual principalmente entre os parentes das vítimas.

O presidente Donald Trump e a primeira-dama, Melania Trump, receberam as famílias das vítimas e sobreviventes na Casa Branca. Trump afirmou que os ataques que definiu como sem precedentes contra o Talibã vou prosseguir no Afeganistão. “Nos últimos quatro dias as forças americanas atingiram nosso inimigo com mais força do que jamais foram atingidos e isso continuará” declarou o presidente.

O dia 11 de setembro de 2001 será sempre lembrado pelo ataque terrorista que destruiu os maiores edifícios da cidade de Nova York, as torres do World Trade Center.  Durante muito tempo, o local da tragédia permaneceu em luto. Mas agora, após quatorze anos, novas construções dão vida ao terreno.

 

 

Em 2011, para homenagear as vítimas do atentado, foi inaugurado o Memorial de 11 de Setembro. Ele é formado por duas gigantescas piscinas cercadas por árvores, localizadas no exato local onde estavam as Torres Gêmeas. Outro detalhe interessante é a fina queda d’água de 10 metros de altura que escorre pelas laterais das piscinas e é considerada a maior cachoeira artificial da América do Norte.  Além disso, no parapeito, os nomes das 2.983 pessoas que morreram no ataque, e no anterior ocorrido em 1993, seguem gravados em bronze.

O primeiro arranha-céu do complexo foi levantado em 2013. Projetado pelo arquiteto japonês Fumihiko Maki, o 4 World Trade Center tem 72 andares, 297 metros de altura e caracteriza-se pelo vidro espelhado. O edifício, que dispõe de lojas, restaurantes e escritórios, detém o certificado de construções sustentáveis LEED, devido à racionalização de água e energia.

Para assumir o lugar das Torres Gêmeas, a principal torre do WTC, a 1 World Trade Center - também chamada de Torre da Liberdade - foi erguida em 2014 e possui 104 andares, 70 elevadores, 9 escadas rolantes e 279 mil metros quadrados de escritórios. O edifício obtém o título de mais alto do Ocidente, tendo em vista seu alcance de 542 metros. Curiosamente, uma antena foi instalada para completar os 1.776 pés de altura - não por acaso, o ano da Independência dos Estados Unidos.

Por questão de segurança, um sistema de uso militar foi instalado. Ele inclui milhares de câmeras inteligentes e dispositivos de reconhecimento facial e de retina, que podem cruzar informações com bases de dados e listas de suspeitos de terrorismo. O edifício também recebeu sensores infravermelhos e de calor capazes de detectar explosivos e radiação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você pode gostar

Nas noticias
Carregar Mais