Uma operação de busca foi iniciada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) após o desaparecimento de uma embarcação de pequeno porte na Ilha de Aranhas, em Florianópolis. A embarcação, que tinha dois pescadores a bordo, saiu para uma pesca de anchova às 6h na segunda-feira, dia 14, e até o momento não foi vista novamente.
Os pescadores foram identificados como Orlando Lemos, 78 anos, e William, 28 anos. A informação veio a público através da irmã de Orlando. Enquanto três barcos inicialmente saíram para a atividade pesqueira, devido ao agitado estado do mar, duas embarcações decidiram regressar. No entanto, Orlando e William escolheram continuar.
Um colega pescador, que preferiu ficar em anonimato, revelou que havia aconselhado a dupla a interromper a pesca e regressar à praia. A experiência marítima de Orlando é amplamente reconhecida entre os pescadores locais, principalmente nos Ingleses, onde é considerado uma referência na pesca de anchova.
A embarcação desaparecida, de aproximadamente cinco metros de comprimento e com um motor de 40 HP, possivelmente direcionou-se para as áreas das ilhas dos Moleques, das Aranhas e do Badejo, zonas paralelas à região Norte da Ilha de Santa Catarina.
Na sequência do alerta, que foi dado na noite de segunda-feira, buscas intensivas foram realizadas, principalmente ao redor das ilhas mencionadas. Até o momento, contudo, nenhuma pista sobre a embarcação ou dos pescadores foi encon.
Na manhã desta terça-feira, dia 15 de agosto, o helicóptero Arcanjo-01 juntou-se à operação, realizando buscas aéreas pela extensão costeira.