A chuva forte que já dura muitos dias deixou grande impacto ao estado de Santa Catarina, sul do Brasil. Até sábado (7), a calamidade natural deixou três mortos e afetou 44 mil pessoas. Vinte e sete cidades da região decretaram estado de emergência. A equipe de TV chinesa CCTV, esteve em Tubarão e região, para documentar a enchente na região.
A cidade de Tubarão é a localidade do estado que sofreu o maior prejuízo. Com as inundações, alguns residentes ainda estão transportando os seus materiais em barcos.
Além disso, muitas casas próximas do rio da cidade de Tubarão foram destruídas pelas inundações. A equipe de resgate local exigiu que os moradores que ainda não saíram das suas casas saiam imediatamente do local, a fim de evitar o desmoronamento da construção.
Segundo funcionários da Defesa Civil da cidade de Tubarão, a maioria dos residentes atingidos pelas inundações já foram transferidos para pontos de abrigo. Alguns cidadãos ainda estão transportando bens para os alojamentos provisórios. A Rádio Internacional da China CRIpor, departamento português também divulgou essa matéria no site da emissora estatal chinesa.
Rádio Internacional da China - Tradução: Xie Haitian - Revisão: Diego Goulart.