Escola suspende aulas após casos de sarna em escola de Pescaria Brava

As aulas na Escola de Educação Básica Luís Pacheco Dos Reis, localizada em Pescaria Brava, foram suspensas nesta terça-feira, dia 12, até quinta-feira, dia 14, após a confirmação de casos de escabiose, conhecida como sarna, entre os estudantes.

A medida foi orientada pela Vigilância Sanitária e Epidemiológica da cidade, que recomendou o fechamento temporário da escola para conter o problema de saúde pública. As atividades presenciais foram suspensas para todas as turmas do pré-escolar ao 9º ano. Conforme informações, até o momento, quatro casos foram detectados em alunos em uma unidade de saúde sendo informado à escola para tomar as medidas de prevenção e monitoramento.

De acordo com nota oficial emitida pela secretaria de Educação de Pescaria Brava, durante o período de suspensão das aulas, os profissionais de serviços gerais devem manter suas atividades na escola.

O foco desses funcionários será atender às demandas específicas do Centro de Educação Infantil (CEI) e realizar uma limpeza intensiva e higienização completa das instalações, como medida essencial para eliminar quaisquer possíveis focos de escabiose no ambiente.

A Secretaria de Educação e Esportes orientou que os professores disponibilizem as atividades escolares aos alunos por meio dos dispositivos digitais utilizados para a comunicação das turmas, como o WhatsApp.  Os professores deverão realizar suas atividades remotamente, enquanto os alunos realizarão as tarefas encaminhadas, com a posterior validação da frequência, conforme previsto no calendário escolar, diz trecho da nota assinada pela secretária Maiara Felisberto Matias.

A escabiose “sarna humana” é extremamente contagiosa, transmitida de pessoa a pessoa pelo contato físico, ou por roupas de cama e toalhas de banho compartilhadas. A fecundação do ácaro ocorre na superfície da pele.

A escabiose (sarna humana) é extremamente contagiosa, transmitida de pessoa a pessoa pelo contato físico, ou por roupas de cama e toalhas de banho compartilhadas. A fecundação do ácaro ocorre na superfície da pele. Logo após a morte do macho, a fêmea penetra na pele humana, cavando um túnel, por um período aproximado de 30 dias. Depois, deposita seus ovos. Quando eles eclodem, liberam as larvas, que retornam à superfície da pele para completar seu ciclo evolutivo. O parasita escava túneis sob a pele, onde a fêmea deposita seus ovos que eclodirão em cerca de 7 a 10 dias, dando origem a novos parasitas.

Fonte: Folha Regional

Você pode gostar

Nas noticias
Carregar Mais