A Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo comunicou ao governo de Santa Catarina que pode suspender o recebimento de pacientes de outros estados se a taxa de ocupação dos leitos de UTI chegar em 80%. O comunicado foi feito na tarde de segunda-feira, dia 8 de março, e, conforme atualização do mesmo dia, o ES chegou aos 79%. Assim que for atingida a porcentagem estabelecida, a transferência será analisada.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde de SC, tenente-coronel Diogo Bahia Losso, a situação faz com que as 16 vagas anunciadas anteriormente pelo governo do Espírito Santo não estejam mais garantidas.
“O Espírito Santo está tendo um aumento da demanda por leitos de UTI e é possível que nós tenhamos uma interrupção dessa missão antes de conseguirmos completar a transferência dos pacientes para s 16 leitos de UTI que foram ofertados em necessidade da demanda da população capixaba”.
Ainda segundo Losso, dois pacientes serão enviados para o Espírito Santo nesta terça-feira, dia 9. Após a data, a situação será reavaliada diariamente.