Guarda-vidas estarão nas praias do Sul neste fim de semana
Pelo calendário a Operação Veraneio 2020/2021 do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), com sede em Criciúma, inicia em dezembro, mas por conta da previsão climática, a partir deste sábado, 14 de novembro, os guarda-vidas militares e civis estarão aos fins de semana nos principais postos das praias de Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Morro dos Conventos e Passo de Torres.
Segundo o comandante da Operação no 4º BBM, major BM Henrique Piovezam da Silveira, parte dos 80 quilômetros de extensão litorânea, que são monitorados pelo batalhão, nesse primeiro momento, estarão sob supervisão dos guarda-vidas que já atuaram em anos anteriores e tiveram a prorrogação da validade do certificado. “Nós contamos com a compreensão da população para que procurem locais próximos aos postos com monitoramento para que possamos manter a segurança de todos”, ressalta.
Os guarda-vidas estarão na orla entre às 08 e 19 horas. A expectativa é de que pelo menos 70 pessoas, entre militares e civis, estejam envolvidas já neste primeiro fim de semana.
Vale ressaltar que o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) disponibiliza o aplicativo Praia Segura para o Sistema Android, que informa em tempo real a localização dos postos de guarda-vidas; as bandeiras e o risco de afogamento no local escolhido, além da balneabilidade das praias.
Vai para praia no fim de semana! Fique atento a algumas dicas:
- Obedeça as orientações dos Guarda-Vidas.
- Fique próximo de postos de atendimentos que estejam em operação.
- Preste atenção na cor da bandeira que fica acima dos postos de guarda-vidas, ela indicará as condições do mar: bandeira verde - baixo risco de afogamento; bandeira amarela - médio risco de afogamento; bandeira vermelha - alto risco de afogamento. Ao verificar uma bandeira vermelha na orla, não se banhe naquela área, pois indica um local perigoso.
- Tenha um cuidado redobrado com as crianças.
- Nunca nade sozinho.
- Caso tenha ingerido bebida alcoólica, não entre no mar.
- Cuidado com as crianças, fique a, no máximo, um braço de distância e prefira o uso de coletes salva-vidas o invés de boias.
Informaões: Manuela Silva | Comunicação 4º BBM