Um menino de 12 anos morreu após ser atingido pelo coice de uma égua em Joinville, na tarde desse sábado, dia 15. Marcos Elias Silveira Miranda foi soltar o animal no pasto quando acabou sendo ferido por ele e teve uma parada cardiorrespiratória.
O acidente ocorreu no CTG -Centro de Tradições Gaúchas-Chaparral, na zona Norte da cidade. O menino era filho de um casal natural de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, e trabalhava no local a dois anos cuidando dos cavalos.
O proprietário do CTG, Ciro Harger, relatou que Marcos soltava a égua no pasto quando foi atingido. “Ele pegou o animal que estava na cocheira e foi largar no pasto, quando ele soltou a o animal ela saiu dando pulos, levantou a pata traseira com muita força. Não foi um coice de maldade ou de fuga.
Marcos foi atingido no peito e entrou em parada cardiorrespiratória. Os bombeiros voluntários e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), atenderam a ocorrência e o médico fez manobras para socorrer o menino por mais de uma hora. No entanto, a criança não resistiu e morreu no local.
Segundo Ciro, não era uma prática diária do menino lidar com os cavalos. “Foi por ser sábado, ter mais pessoas ali junto. Ele foi soltar ela no pasto e aconteceu essa fatalidade, que a gente está consternado”, diz. Ainda não há data e nem local para a despedida de Marcos, que deve ser levado ao Rio Grande do Sul.
Redação: Foto-Ilustrativa.