Ministro da saúde conheceu a nova estrutura da radioterapia, dos HNSC em Tubarão

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, esteve em Tubarão neste sábado, dia 18, às 16h30, em uma visita ao Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC). O ministro conheceu a nova estrutura da radioterapia, que contribuirá com a rede de serviços oferecidos pela instituição, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Por mês, em média, 190 pessoas necessitam desse tipo de atendimento e precisam se deslocar até Criciúma ou Florianópolis, para realizarem o tratamento. O ministro ressaltou a importância da nova ala hospitalar.

O Ministro falou dos recursos destinados para essa área da saúde em Santa Catarina. “O Ministério da Saúde já incrementou o teto da radioterapia do Estado de Santa Catarina em R$ 900 mil e falta agora apenas a contratualização do Estado com o Hospital para que se inicie os atendimentos. Não há motivos para a demora, porque já temos a estrutura pronta, o equipamento liberado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear, os recursos já estão com o Estado e agora é só abrir o serviço para atender à população que necessita”, comenta o ministro.

O diretor executivo do complexo HNSC, Fábio Tadeu Teixeira, explica que o prédio está pronto, mas o que impede o início do serviço é o licenciamento, que aguarda determinação do governo federal. “O serviço precisa ser habilitado pelo Ministério da Saúde. A habilitação nos dá a condição de atender os pacientes e fazer o faturamento desses atendimentos, porque temos todo um custeio que tem que ser mantido no Hospital. Então a habilitação nos dá essa garantia, enquanto ela não sai não temos os recursos para fazer esse custeio. E o Estado está nos apoiando e disseram que a possibilidade de sair é muito grande, eles vão nos apoiar com um valor mensal até que saia a habilitação. Estamos aguardando, já temos toda a equipe montada e está tudo pronto, só precisamos dessa liberação para atender. A documentação já está transitando no Ministério da Saúde para fazer a habilitação.

 

Você pode gostar

Nas noticias
Carregar Mais