O Exército da Coreia do Sul informou que, nesta quarta-feira, dia de novembro, a Coreia do Norte disparou três mísseis balísticos de curto alcance a partir da costa leste do país. Segundo a informação, um dos três projéteis cruzou a fronteira marítima de fato estabelecida pelas Nações Unidas e caiu perto de águas territoriais do lado sul-coreano pela primeira vez.
O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul afirma que os mísseis foram disparados de perto de Wonsan, na região leste da Coreia do Norte, por volta das 8h51 da manhã, hora local. Acrescenta que os mísseis cruzaram a Linha Limítrofe do Norte e caíram em águas internacionais, 167 quilômetros a noroeste da Ilha Ulleungdo, ao largo da costa da província de Gyoeongsang do Norte, no leste da Coreia do Sul.
Às 8h55, o Exército emitiu um alerta contra ataques aéreos para áreas nos arredores da Ilha Ulleungdo. Moradores da região foram ordenados por transmissões de TV e outros meios a se retirar e buscar abrigo no subsolo e outras localidades. O presidente Yoon Suk-yeol convocou uma reunião de emergência do Conselho Nacional de Segurança.
As Forças Armadas da Coreia do Sul e dos Estados Unidos estão conduzindo exercícios aéreos de grande escala, que estão marcados para serem encerrados na sexta-feira. Pyongyang têm pedido repetidas vezes pela suspensão dos exercícios. A Coreia do Sul e os Estados Unidos estão em alerta diante de possíveis provocações da Coreia do Norte.
Fonte: NHK World-Japan-Portuguese