Desde que se iniciou a entrega das unidades das novas aeronaves de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), em abril de 2022, os vetores decolavam do Aeroporto de Navegantes, em Santa Catarina (SC), e pousavam no Centro de Ensaio de Voo do Gripen, em Gavião Peixoto (SP). Agora, e pela primeira vez, o pouso será em uma pista de base militar. Os aviões FAB 4105 e FAB 4106 decolaram às 13h18 desta terça-feira (09/05), e pousaram às 14h40 na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás (GO).
O trajeto, de Santa Catarina até Goiás, foi de 636 milhas, o que equivale a quase 1,2 mil quilômetros, e teve duração de aproximadamente 1h20min de voo. As aeronaves foram conduzidas pelos pilotos do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Tenente-Coronel Aviador Cristiano de Oliveira Peres, e pelo Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos, que participaram de treinamentos, inclusive na Suécia, sede da Saab, empresa que desenvolve o Gripen.
A Saab embarcou as aeronaves em um navio, na Suécia, em 17 de abril, as quais chegaram no Brasil somente na última sexta-feira (05/05). Os vetores foram retirados da embarcação durante a manhã, no Porto de Navegantes, e foram transportados até o Aeroporto da cidade na madrugada do sábado (06/05). Estacionados no hangar, os Gripen receberam os assentos ejetáveis e o kit de sobrevivência, e foi feita também a preparação para o abastecimento e acionamento em solo.
Com todos os quesitos checados, as aeronaves tiveram autorização para a decolagem. A missão, denominada Operação Navegantes, foi coordenada pelo Coronel Aviador Leandro Barbosa Ferreira Pinto, do efetivo da COPAC, que comentou sobre a execução da atividade. “Esta foi a quarta vez que a FAB e a Saab realizaram a missão de recebimento dos Gripen no Brasil. Contamos com o apoio das autoridades locais, civis e militares, além do envolvimento da população, que com muito entusiasmo e respeito, nos recebem e acompanham nosso trabalho, especialmente quando transportamos as aeronaves pelas ruas da cidade, do Porto até o Aeroporto. Com isso, cumprimos mais uma etapa do Projeto F-X2 e seguimos na nossa missão em prol da Defesa Aérea de nosso país”, salientou.
Atuaram na Operação Navegantes equipes do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE); da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC); do Comando de Preparo (COMPREP); do Centro de Transporte Logístico da Aeronáutica (CTLA); do Centro de Inteligência da Aeronáutica (CIAER); do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), e da Saab. Além deles, a FAB contou com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC); da Guarda Municipal de Navegantes; do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC); da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC); da Prefeitura Municipal de Navegantes, da Fundação Municipal de Vigilância e Trânsito (NAVETRAN) e da Receita Federal.
Com a chegada das duas aeronaves, a FAB passará a contar com seis F-39 Gripen em seu acervo, dos 36 que fazem parte do projeto.
Fotos: Tenente Letícia Faria / CECOMSAER