O Dia da Imprensa Nacional é comemorado no dia 1º de junho

A imprensa exerce um papel fundamental em qualquer sociedade democrática. Além de informar, ela tem a função de fiscalizar o poder público, sempre pautada pela ética e pela imparcialidade. Devido ao seu grande poder de influência, ficou conhecida como o “quarto poder”, em alusão aos três poderes políticos: executivo, judiciário e legislativo. Ela engloba meios de comunicação como jornais, revistas, rádio, televisão e portais na internet.

No Brasil, o Dia da Imprensa é comemorado anualmente em 1º de junho, em memória à primeira publicação do Correio Braziliense, que aconteceu nesta data em 1808. Inicialmente, o jornal consistia em uma brochura de aproximadamente cem páginas, enviada clandestinamente ao país pelo jornalista Hipólito José da Costa, exilado em Londres.

A data foi instituída oficialmente no ano de 1999. Antes disso, o Dia Nacional da Imprensa era comemorado em 10 de setembro, por ser a data da primeira circulação da Gazeta do Rio de Janeiro, jornal da Corte. Apesar de ser um periódico oficial, a Gazeta também começou a circular em 1808, já que, até esse ano, a circulação ou impressão de qualquer tipo de livro ou jornal era proibida no Brasil.

Na Defensoria Publica do Estado do Paraná, a assessoria de comunicação, conhecida como ASCOM, além de cuidar da comunicação interna e prestar suporte a membras(os) e servidoras(es), é responsável por gerenciar o site e redes sociais da Instituição, levando informação e conteúdo de qualidade à população. Além das notícias divulgadas diariamente, a assessoria produz materiais de educação em direitos, que podem ser acessados em diversas plataformas.

A data atenta para a importância de preservar a liberdade de expressão e de imprensa, um dever de todas as democracias.

Redação: Fonte: TV Brasil

 

Você pode gostar

Nas noticias
Carregar Mais