O Melhor da Holanda: Cultura, Curiosidades e Dicas Turismo

A Holanda é um país único, que, mesmo com seu tamanho pequeno, possui uma rica cultura e muitos pontos curiosos. Listamos aqui dez das muitas curiosidades sobre a Holanda para você se inspirar a estudar nesse destino encantador. Do nome à culinária, das bicicletas aos moinhos, conheça as curiosidades a seguir! Mas, primeiramente, alguns fatos básicos sobre o país:  A capital da Holanda é Amsterdã, conhecida pelo seu sistema de canais elaborados e o seu bairro de museus, entre eles o Museu Van Gogh.  A Holanda está localizada na Europa, na região costeira ocidental do continente, fazendo fronteira com a Bélgica e a Alemanha.

O nome oficial do país não é Holanda, mas sim Países Baixos. Você sabia? Em neerlandês – a língua holandesa ou simplesmente holandês -, Nederlanden significa literalmente “país baixo”. O nome Holanda se refere à região formada pelas províncias de Holanda do Norte e Holanda do Sul. Há também as alternativas Neerlândia e Nederlândia, mas são pouquíssimo utilizadas. O nome Países Baixos se dá por causa da localização geográfica da Holanda, que é, em grande porção, abaixo do nível médio do mar. Mas existe também o Reino dos Países Baixos, que inclui Aruba, Curaçao e Sint-Maarten. Esses países são governados pela Família Real Holandesa, mas cada um possui o seu próprio governo e moeda.

Um dos petiscos mais típicos da Holanda é o arenque cru (haring). Ele é quase o nosso pastel: você encontra nas feiras de rua e como opção rápida de comida de rua. O haring é um pequeno peixe servido por inteiro e cru! Normalmente acompanhado de cebolas e picles, ele é pequenininho, então para comer, você o segura pela calda e coloca inteiro na boca. Mas segure firme: o peixe é servido com pele e é escorregadio!

Há também arenque cru picadinho para você comer em cubos ou até mesmo como recheio de pão.

Existem mais bicicletas que pessoas na Holanda. Além disso, há mais de 29.000 km de ciclovias. Basicamente dá para ir a qualquer lugar de bicicleta, inclusive viajar.  Segundo o site oficial I Amsterdam, só na capital há 881.000 bikes. Veja mais alguns números impressionantes.

Paises Baixos 

Não há montanhas na Holanda. Como um país plano, quase um terço de toda a sua área está abaixo do nível do mar. Você encontra diferentes paisagens ao viajar pelo país, praias, represas, canais, florestas e muitas áreas verdes. Mas e as montanhas ?  O ponto mais alto da Holanda está 323 metros acima do nível do mar. Sério. Essa colina se chama Vaalserberg e é, na verdade, um local famoso, chamado de Drielandenpunt, ou “Ponto dos Três Países, por ser uma tríplice fronteira com a Alemanha e a Bélgica. Então, mesmo baixinho o ponto mais alto da Holanda é uma atração turística.

Ainda sobre os Países Baixos: os holandeses invadiram o mar criando novas áreas secas e expandindo o país. E por que a Holanda não afunda? Para isso não acontecer, foram construídos diques enormes, que mantêm as áreas livres de inundação. Os diques são levados muito a sério no país, construídos como proteção. Além disso também ergueram o solo para aumentar a quantia de terra firme. O Afsluitdijk, por exemplo, é o maior dique do mundo – o seu nome significa “grande divisor de águas”. Ele tem 32 quilômetros de comprimento e 90 metros de largura, e fica no norte da Holanda do Norte com a província da Frísia.

 

 

Você pode gostar

Nas noticias
Carregar Mais