Os Vereadores estiveram reunidos no Plenário Manoel Medeiros Eugênio, na segunda-feira, 25 de agosto no horário das 18 horas, realizando a 30ª Sessão Ordinária de 2025. O Vereador Gelson José Bento (Progressistas)--- Apresentou três requerimentos .
1 == Ao Excelentíssimo Senhor Estêner Soratto da Silva Junior, Prefeito Municipal de Tubarão. A Câmara de Vereadores de Tubarão, acatando a proposição apresentada pelo Vereador Gelson José Bento, da bancada do Progressistas, vem, por meio deste, solicitar ao Poder Executivo Municipal informações a respeito da obra do novo posto avançado do Corpo de Bombeiros, localizado no bairro Oficinas: 1. Qual o prazo previsto para a entrega da obra do novo Corpo de Bombeiros? 2. Quais os motivos que ocasionaram a paralisação da construção iniciada em 2022.. Existe previsão concreta para a retomada das obras, diante do recente anúncio de repasse estadual no valor de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais) realizado em fevereiro de 2025? Justifica-se a proposição, pois o projeto arquitetônico do novo posto avançado do Corpo de Bombeiros foi apresentado em 2021, e as obras foram iniciadas em 2022, na Praça Jardim da Amizade, ao lado do Colégio Santíssimo Sacramento, no bairro Oficinas. Entretanto, a construção encontra-se paralisada, com o local tomado por entulho e mato, gerando preocupação da comunidade. Considerando a relevância da obra para a segurança e bem-estar da população tubaronense, bem como a necessidade de informações claras sobre o cronograma de execução e entrega, apresenta-se o presente requerimento para fins de obter esclarecimentos oficiais. (R. 898/2025).
2 == Ao Ilustríssimo Senhor Benony Schimitz, Diretor-presidente da Ferrovia Tereza Cristina. A Câmara de Vereadores de Tubarão, acatando a proposição apresentada pelo Vereador Gelson José Bento, da bancada do Progressistas, vem, por meio deste, solicitar à Administração da Ferrovia Tereza Cristina que mantenha o trem desativado nos seguintes horários de pico: 07h45 às 08h15; 11h45 às 12h15; 17h45 às 18h15. A presente solicitação fundamenta-se na necessidade de garantir melhor mobilidade urbana e segurança viária, especialmente para os moradores do bairro Andrino e comunidades vizinhas, que diariamente precisam atravessar a linha férrea. Nos horários de pico, em que a população se desloca para o trabalho, para as escolas ou retorna para suas residências, a passagem do trem ocasiona congestionamentos significativos, transtornos à rotina dos motoristas e pedestres, além de representar risco em situações emergenciais. Assim, a adoção da medida de manter o trem desativado nos horários mencionados, contribuirá diretamente para a melhoria do fluxo de veículos, segurança da população e qualidade de vida dos munícipes. (R. 899/2025).
3 == Ao Ilustríssimo Senhor Juliano Rosa Almeida, Representante do evento – 1ª Festa do Peixe. A Câmara de Vereadores de Tubarão, acatando a proposição apresentada pelo Vereador Gelson José Bento, da bancada do Progressistas, tem a honra de encaminhar a presente Moção de Cumprimentos à organização da 1ª Festa do Peixe no Camacho, realizada nos dias 16 e 17 de agosto de 2025, na Praia do Camacho, em Jaguaruna (SC). O evento, que reuniu aproximadamente 700 pessoas, foi marcado por uma programação diversificada, incluindo shows nacionais e locais, a emocionante missa à beira-mar, além do tradicional peixe assado com bife livre, grande destaque gastronômico da festividade. A Festa do Peixe cumpriu com êxito o seu objetivo de celebrar a cultura e a culinária local, reforçando a importância da valorização das tradições da comunidade pesqueira do Camacho, ao mesmo tempo em que fomentou o turismo comunitário, a integração social e o desenvolvimento econômico da região. Parabenizamos também a toda família Kaiobanas pela destacada participação na organização do evento, que demonstrou eficiência, dedicação e compromisso com a valorização da identidade cultural e turística do município de Jaguaruna. Dessa forma, esta Casa registra seus mais sinceros votos de congratulações a todos os envolvidos, desejando pleno êxito na consolidação da Festa do Peixe no calendário oficial de eventos da região, tornando-se motivo de orgulho para Jaguaruna, para o Sul de Santa Catarina e para todo o Estado. (M. 247/2025).

