Nos últimos meses uma adolescente de 16 anos, de São Martinho, vinha sendo perseguida reiteradamente por um indivíduo de 30 anos, cuja prática se amolda ao crime previsto no 147-A, § 1°, incisos I e III, do Código Penal. O crime é conhecido como “stalker”, e ocorre quando uma pessoa passa a perseguir outra, de forma persistente e incessante. O perseguidor cria uma obsessão pela outra pessoa e passa a persegui-la de forma virtual ou presencialmente.
O rapaz possui vários antecedentes policiais, dentre eles: tráfico de drogas, homicídio, roubo, ameaça e porte ilegal de arma de fogo.
Nos últimos meses foram instaurados vários procedimentos policiais na Delegacia de Polícia de São Martinho para apurar as condutas do sujeito. Estas condutas se acentuaram nos últimos dias. A vítima requereu uma medida protetiva, que foi prontamente deferida pelo Poder Judiciário da Comarca de Armazém.
O suspeito e a vítima também passaram a ser acompanhados pela Rede Catarina – Programa da Polícia Militar de acompanhamento de vítimas e autores de violência doméstica. Mesmo com o acompanhamento o rapaz não parou de reiterar suas condutas delitivas.
O Delegado André Monteiro Crisóstomo representou pela prisão preventiva contra o rapaz, cuja medida cautelar teve parecer favorável do Ministério Público e foi decretada pelo Poder Judiciário da Comarca de Armazém.
Várias foram as ações da Polícia Civil e Militar para tentar prender o suspeito, quer seja em flagrante pelos descumprimentos da medida protetiva, quer seja pelo mandado de prisão. Na tarde de hoje, Policiais Civis de São Martinho e Armazém lograram êxito em prender o rapaz, o qual foi encaminhado para o Presídio de Tubarão, permanecendo a disposição da Justiça!
Os trabalhos investigativos foram realizados pelos Policiais Civis das Delegacias de São Martinho e contaram com apoio de Policiais Civis de Gravatal e Armazém, além dos Policiais Militares da Rede Catarina e da 2ª CIA da PM de Gravatal, Armazém e São Martinho!
Redação: informações: Escrivão- Walker Mendes Cardoso