A Polícia Civil em conjunto com a Polícia Militar, deflagrou a Operação "Estado". Nesta quinta-feira 15 de abril de 2021, participaram da operação policiais civis da Dpco de Tubarão, 5 Delegacia Regional de Polícia, DPCAMI, DP de Capivari de Baixo, DP de Braço do Norte, DP de Armazém e DP de Gravatal, e diversos policiais militares da ROCAM, PPT, Canil e guarnições das cidades de Tubarão, e Braço do Norte.
Por meio de informações trocadas entre as instituições Polícia Civil e Polícia Militar e entre as próprias Delegacias da 5DRP, foi verificado que ao menos duas pessoas foram torturadas na cidade de Tubarão, após terem praticado crimes de furto em locais dominados por determinado grupo criminoso.
Na data de hoje foram cumpridos 8 mandados de busca nas residências dos suspeitos dos crimes, o que ensejou a identificação do local onde a violência física foi empregada contra uma das vítimas (casa de um dos suspeitos).
A operação recebeu o nome de Estado em virtude dos suspeitos terem confiado que passariam a realizar punições mediante tortura, e o Estado, na figura das instituições policiais, ficaria inerte a tal prática.