Na tarde deste sábado, dia 01 de agosto, a Polícia prendeu dois homens envolvidos em uma grande fraude relacionada a “Operação Farra do Boi”.
A investigação se deu através das Polícias Civil e Militar de Gravatal e contou com o apoio dos Núcleos de Inteligência da Polícia Civil de Tubarão e Curitibanos, além da participação ativa da CIDASC de Tubarão.
A ação rápida da polícia foi possível recuperar uma carga de 66 bois avaliada em aproximadamente R$ 100 mil reais.
Os dois indivíduos presos possuem diversos antecedentes policiais envolvendo principalmente crimes contra o patrimônio envolvendo negociações de gados.
O primeiro homem foi preso pela Polícia Militar em Gravatal e Pelotão de Patrulhamento Tático de Braço do Norte. A prisão ocorreu na tarde deste sábado , oportunidade em que as guarnições foram acionadas para atender uma ocorrência de que o sujeito estaria descumprindo o decreto relacionado ao combate da COVID19. Após a prisão ele foi encaminhado ao Presídio Regional Masculino de Tubarão.
O segundo homem já se encontrava preso preventivamente por outros três processos criminais envolvendo estelionatos e um homicídio. Ele foi cientificado do mandado no Presídio Regional de Tubarão e agora ficará recolhido por mais um processo.
Durante as investigações foi possível reunir elementos de prova e convicção de que a dupla agiu de forma dissimulada e sincronizada, cujo delito só não perpetrou seu objetivo final de lucro em detrimento ao prejuízo da vítima graças as ações das forças policiais, CIDASC, Ministério Público e Poder Judiciário, além da integração rápida com os denunciantes.
As investigações foram realizadas pelos Policiais Civis e Militares de Gravatal, tendo o início do inquérito coordenado pelo Delegado Éder Juliano Correa Matte e o término das investigações coordenado pelo Delegado André Luis Mendes da Silveira.
A vítima após realizar a venda dos bovinos teve conhecimento que o suposto comprador já teria praticado o mesmo golpe em outros criadores de gado das regiões da Grande Florianópolis, Curitibanos e Tubarão.
Em contato com os Núcleos de Inteligência de Tubarão e Curitibanos (NINTS) constatou-se que o suspeito já é investigado pela Polícia Civil por praticar outros estelionatos utilizando o mesmo modus operandi, tem seu foco em negociações envolvendo cabeças de gado.
Também se apurou que o suspeito teria apresentado à vítima uma Guia de Transporte de Animal (GTA) para o Município de Lauro Muller, entretanto, a carga foi descarregada no Município de Gravatal o que dificultou a localização da mercadoria. Diante das informações foi diligenciado e encontrada a carga, a qual foi devolvida ao seu proprietário.