Dois motivos principais levaram a Amurel a redigir as recomendações aos municípios. Uma delas foi a alta na ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) dos hospitais Nossa Senhora da Conceição, referência regional no combate à Covid-19, e Socimed – ambas instituições de Tubarão.
O Comitê Extraordinário Regional recomendou que os municípios da Amurel adotem regime de quarentena entre esta sexta-feira dia 16 e o próximo dia 24 com o objetivo de desacelerar as graves consequências da covid-19. A quarentena prevê medidas de restrição do acesso ou circulação de pessoas, diferente do lockdown, que é uma paralisação total dos fluxos e deslocamentos pela qual é autorizada apenas a saída de casa para a compra de alimentos, medicamentos e transporte para hospitais.
O prefeito de Treze de Maio, Clésio de Biasi, que preside a Amurel, reclamou que a região não recebeu a atenção necessária por parte do governo do Estado para o enfrentamento da pandemia e que o colapso do sistema já era esperado.
Os prefeitos , deputados estaduais e federais e outras autoridades, esperam a lotação máxima nos leitos de UTIs , do Hospital Nossa Senhora da Conceição e Socimed de Tubarão, para tomar novas medidas de isolamento social durante 9 dias .
As autoridades do sul de SC, deviam tomar medidas já no começo da pandemia .