Chuvas torrenciais continuam representando uma ameaça para a segurança da população no Japão. Autoridades da meteorologia colocaram em vigor no sábado um alerta de grau mais elevado, o alerta emergencial de chuvas fortes, em quatro províncias no oeste do país: Saga, Nagasaki, Fukuoka e Hiroshima.
As autoridades pedem para que os residentes permaneçam de prontidão para a possibilidade de calamidades como deslizamentos de terra e inundações. Elas informam que a população deve fazer o que for possível para se proteger.
Autoridades da Agência de Meteorologia afirmam que um conjunto de nuvens de chuva sobre as regiões de Tokai, Chugoku e norte de Kyushu está provocando recorde de precipitação. A frente climática deve se estender na direção leste e perdurar pela próxima semana.
Um alerta de evacuação de nível 5, o maior grau possível, vigora no momento para cerca de 1,8 milhão de pessoas, em dados até 5h da tarde de sábado, espalhadas por seis províncias: Gifu, Shimane, Hiroshima, Fukuoka, Saga e Nagasaki.
Autoridades pedem cautela em relação às medidas para permanecer em segurança. Caso pareça ser perigoso sair para áreas externas, as pessoas devem se deslocar para a parte mais segura dentro da edificação onde se encontram. Tal parte pode ser um andar mais alto, ou um cômodo que esteja mais distante de morros ou encostas nos arredores.
Redação: Fonte: NHK-Japan