Queimadas durante a pandemia é ameaça à saúde podem agravar problemas respiratórios

Queimadas durante a pandemia é ameaça à saúde podem agravar problemas respiratórios.

Queimando, a vegetação a fumaça com a estação seca, começa uma temporada de fogo intenso e com isto os número de internações por problemas respiratórios pode aumentar expressivamente, pressionando ainda mais o sistema de saúde da região                                                                                                                                    A saúde humana é afetada pelas queimadas porque a fumaça proveniente dela contém diversos elementos tóxicos.

O mais perigoso é o material particulado, formado por uma mistura de compostos químicos. São partículas de vários tamanhos e, as menores finas ou ultrafinas, ao serem inaladas, percorrem todo o sistema respiratório e conseguem transpor a barreira epitelial a pele que reveste os órgãos internos, atingindo os alvéolos pulmonares durante as trocas gasosas e chegando até a corrente sanguínea.

Outro composto prejudicial é monóxido de carbono (CO). Quando inalado, ele também atinge o sangue, onde se liga à hemoglobina, o que impede o transporte de oxigênio para células e tecidos do corpo.

A prevenção das queimadas para evitar perdas de vidas humanas para além das previstas com a pandemia Precaução é a palavra chave agora.

 

Você pode gostar

Nas noticias
Carregar Mais