Na atual transição de governo em Tubarão, um dos temas que mais chamam atenção é o anúncio da dívida do município, que, segundo o prefeito eleito Estêner Soratto (PL), deve ultrapassar os R$ 800 milhões. O montante se refere a ISS dos bancos, precatórios, ações trabalhistas, financiamentos e outras pendências, afirma o novo governo.
Diante do alto valor, o vereador de oposição dr. Jean Abreu (PP), que concorreu como vice-prefeito na chapa com Carlos Stüpp (PSDB), apresentou na sessão desta segunda-feira, dia 25, requerimento em que solicita do prefeito Jairo Cascaes (PSD) os detalhes da dívida, incluídos sua natureza e os prazos de vencimento.
O vereador sugere também que as informações constem no Portal da Transparência, em tópico próprio, para conhecimento dos vereadores e moradores.
Dr. Jean justifica seu requerimento “em razão das recentes informações noticiadas pela imprensa, obtidas de modo extraoficial, que dão conta da totalidade da dívida municipal de cerca de R$ 800 milhões, números expressivos e preocupantes, que demandam plena ciência e acompanhamento por esta Casa Legislativa”.
No início do mês, a nova gestão informou que se organiza para regularizar as pendências do município, a começar pelas certidões negativas, para pleitear recursos do governo estadual e federal e assim estudar alternativas para saldar as dívidas e manter o orçamento para investimento em novos projetos.
Fonte: Folha Regional