Na madrugada de segunda-feira dia 01,, por volta das 4 horas, o sargento da Polícia Militar Carlos Emke estava em casa, de folga, quando ouviu gritos vindos da rua. “Achei que era uma briga”, lembra.
Ao sair, viu que a casa dos vizinhos estava em chamas, com os três moradores pedindo ajuda na parte dos fundos, onde o acesso estava bastante prejudicado. Apesar do risco, o sargento decidiu ajudar e foi o responsável por salvar três vidas.
O incêndio aconteceu em Penha. Um automóvel estacionado na rua explodiu e, rapidamente, as chamas atingiram a casa onde moram duas mulheres e um homem cadeirante.
Sabendo das dificuldades que eles teriam para sair, o sargento Emke acionou a polícia e os bombeiros, mas como boa parte da casa estava incendiada, não tinha como esperar. “Percebi que tinha um caminho na lateral, então voltei em casa e peguei uma marreta”, conta.
O sargento abriu a parede e, quando entrou, viu o cadeirante deitado no chão. Colocou o homem nos ombros e conduziu as duas mulheres para fora. Depois, pegou uma mangueira para conter o fogo.
“Também fiquei preocupado que chegasse até minha casa”, completa. Ninguém se feriu, mas a casa foi totalmente destruída.
As causas da explosão no automóvel ainda são desconhecidas. Será aberta investigação para constatar se o incêndio foi criminoso.