Temporal acompanha chegada de frente fria no Rio Grande do Sul

A frente fria que chegou ao estado na madrugada desta quarta-feira, dia 30, trouxe chuva para diversas cidades do Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, o temporal alagou ruas e avenidas. Choveu, em 24 horas, quase metade do previsto para março. Foram 42,2 milímetros, sendo que a previsão era de 103,3 milímetros para todo o mês.

Os dados foram divulgados pelo Climatempo a partir das estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Na Avenida Sarandi, esquina com a Rua Ararás, no bairro Sarandi, a água acumulada sobre a via chegou a impedir a passagem de veículos.

A cidade onde mais choveu no estado nas últimas 24 horas foi Rosário do Sul, na Fronteira Oeste. Foram mais de 60 milímetros, sendo que o previsto para março é de 124,1 milímetros. No Norte do estado, em Ijuí , o vento forte, que chegou a atingir 83,2 km/h, causou estragos. Uma árvore tombou devido às rajadas de vento e atingiu um carro, ferindo duas pessoas.

Houve queda de granizo em Pelotas e Capão do Leão, no Sul do estado, e em São Gabriel e São Borja, na Fronteira Oeste.

De acordo com a meteorologista da Climatempo, Fabiene Casamento, o fenômeno também foi causado pela chegada da frente fria. Como fazia calor, o contraste de temperaturas e um corredor térmico que existia nas regiões favoreceram a criação das pedras de gelo.

Como se forma o granizo: as gotas de água que vem da superfície da terra e de rios se elevam quando o ar está mais quente e se chocam umas com as outras, aumentando, assim, seu tamanho e formando uma nuvem. Esse tipo de nuvem se forma em locais com temperaturas elevadas e com alta umidade. Ao chegar aos 5 km de altitude, onde as temperaturas estão muito abaixo do zero grau, as gotas de chuva viram gelo.

Previsão para quinta-feira

A chuva deve ser forte, com queda de granizo e rajadas de vento em todo o estado neste último dia do mês de março. Durante a noite, no entanto, o tempo deve voltar a ficar estável na metade Sul do estado, mas ainda chove nas áreas de divisa com Santa Catarina.

Redação: Fonte: G1.Com 

 

 

 

Você pode gostar

Nas noticias
Carregar Mais