A Prefeitura de Capivari de Baixo apurou os dados referentes aos primeiros 3 meses de uso do serviço de transporte de pacientes por aplicativo no município. Contratado no final de março de 2025 pela Secretaria Municipal da Saúde, o serviço já foi solicitado 1.004 vezes nos meses de abril, maio e junho, sendo que a maioria dos atendimentos foi para os 15 pacientes em hemodiálise. “O transporte de pacientes em hemodiálise sabidamente requer cuidados especiais devido à condição de saúde vulnerável dos pacientes. É imprescindível garantir que o transporte seja seguro, confortável e adequado às suas necessidades específicas. Isso inclui atenção à acessibilidade do veículo, conforto durante o trajeto e monitoramento do paciente, condições que conseguimos melhorar com o transporte por aplicativo”, diz o secretário da Saúde, Sérgio Arent.
Além de pacientes em hemodiálise, o serviço está sendo usado para pacientes em Tratamento Fora de Domicílio (TFD), para consultas e outros procedimentos médicos regulados pelo Estado (Sisreg), dentro e fora de um raio de 50 km. Este tipo de atendimento, embora tenha atendido a 150 pessoas, portanto, três vezes mais do que ao número de paciente em hemodiálise, representa um número bem menor na quantidade total de viagens. O relatório da Secretaria da Saúde demonstra ainda que foram rodados 29.136,46 quilômetros nesse período.
“A expectativa que tínhamos sobre o serviço de transporte de pacientes por aplicativo se confirmou nesse primeiro momento, que é um atendimento mais humanizado, ágil e com menor custo para a administração pública. O retorno que pacientes atendidos nos deram também é muito positivo”, assegura Sérgio. “Nossa administração busca dar o melhor atendimento aos cidadãos, em todas as áreas demandadas, e sabemos que a saúde é e sempre será uma área prioritária. Estou feliz com os dados apresentados neste primeiro trimestre de uso do serviço. Creio que o serviço veio para ficar”, diz o prefeito Claudir Bitencourt.
O agendamento do transporte é feito diretamente pela equipe que gerencia a frota da Secretaria de Saúde. De posse das informações e necessidades do paciente, a Secretaria define a forma de atendimento, de acordo com a situação. O serviço é uma iniciativa do Consórcio Interfederativo de Saúde da Amurel (CIS/Amurel), que fez o processo licitatório permitindo aos municípios interessados aderirem ao serviço, mas facultando aos não interessados a não aderir, sem nenhum ônus por isso. - Além de Capivari de Baixo, outros cinco municípios da Amurel utilizam o serviço: Tubarão, Braço do Norte, Jaguaruna, Sangão e São Martinho.
