Vamos prezar pela qualidade e fiscalização dos serviços. diz secretário de Infraestrutura de Tubarão

Reeleito vereador, Fabiano Modolon (PSD) foi nomeado como secretário de Infraestrutura de Tubarão pelo prefeito Estêner Soratto (PL) e já iniciou as primeiras semanas da gestão com muitos desafios.

Com mais de 30 anos de experiência no ramo da construção civil, Fabiano avalia as prioridades para atender a alta demanda de recuperação de vias danificadas, pontes em situações precárias, desobstrução de drenagens e novas obras nos diversos bairros da cidade.

Em entrevista à Folha Regional, o secretário afirma que quer deixar sua marca com obras de qualidade e garantindo a fiscalização durante a execução dos serviços.

Nos 100 primeiros dias de gestão, o foco será organizar a secretaria e dar sequência às obras em andamento. Ele conta que a sede da secretaria está passando por uma reformulação. “Encontramos dificuldades com equipamentos antigos e vamos ver a possibilidade de renovar a frota. A situação da sede é preocupante. Por estar às margens de uma rodovia estadual, dificulta o acesso. Estamos estudando a possibilidade de instalar os equipamentos em outro espaço. Mas por enquanto já iniciamos a limpeza de toda a secretaria. Os veículos sucateados foram leiloados e retirados do pátio, e estamos organizando com os servidores os materiais que ficaram. Hoje temos cerca de 40 colaboradores e pretendemos contratar mais para atender a alta demanda”, explica.

                                                             

Fabiano reforça que seu objetivo é inovar e entregar obras de qualidade. “Vamos prezar pela qualidade e fiscalização dos serviços. Isso é uma das questões que o prefeito e o vice têm nos cobrado. Independente do tamanho da obra, desde uma boca de lobo até uma obra de pavimentação ou uma ponte de grande porte, vamos manter a qualidade.”

O secretário afirma que cerca de 80% da rede de drenagem pluvial de Tubarão está obstruída, o que provoca alagamentos pontuais em dias de chuva intensa. Para amenizar os alagamentos, a Secretaria de Infraestrutura organiza uma força-tarefa para desassorear a rede. “Já estamos programando a contratação de um caminhão hidrojato, que vai nos auxiliar muito. Vamos abrir essas drenagens, principalmente nas áreas mais afetadas, e fazer o desassoreamento, junto com a limpeza das bocas de lobos, com manutenções periódicas”, detalha Fabiano.

Outra ação que deve ser intensificada nas próximas semanas será o desassoreamento das valas. “Esses canais de saída das redes que ligam aos rios aqui da nossa cidade estão completamente assoreados, algumas valas estão há mais de dois anos sem receber limpeza. A gente pretende colocar uma escavadeira ou até mais para fazer a limpeza periódica”, afirma.

A secretaria também organiza uma operação tapa-buraco para iniciar nos próximos dias. “Sabemos que temos muitas ruas com problema. Nossa intenção é contratar uma empresa para revitalizar todas as ruas da cidade, já que em alguns pontos o tapa-buraco não resolve. Mas a primeira etapa será a operação tapa-buraco.”

Um dos entraves enfrentados no momento, segundo o secretário, é a questão burocrática. “O município está empenhado em recuperar as certidões negativas para que os recursos sejam liberados para entrega de ordens de serviço e novas licitações. Acredito que em poucos dias essa situação estará resolvida para iniciarmos obras importantes para o desenvolvimento da nossa cidade”, reforça o secretário.

O prolongamento da Avenida Pedro Zapelini e a continuidade das obras na Rua Wenceslau Braz estão entre as obras que aguardam a regularização dos documentos para ter continuidade. Com foco em manter a economia de recursos, a Secretaria de Infraestrutura também pretende utilizar a usina de asfalto da Amurel para reduzir os custos com massa asfáltica.

O secretário afirma que nestas primeiras semanas a prioridade é dar continuidade às obras já em andamento. Um cronograma está em planejamento para conclusão das pavimentações.

As pontes em situações críticas também estão sendo vistoriadas para recuperação emergencial. “Uma das pontes que vistoriamos é a que liga o Km 60 ao Bom Pastor. A ponte pênsil está em situação crítica e precisa de intervenção urgente. Também faremos substituições de pontes de madeira por aduelas.” Para reaproveitar os materiais, o secretário quer inovar e garantir economia sem perder a qualidade nos serviços. “As grelhas de boca de lobo estamos fazendo todas de ferro para resistirem por mais tempo.”

O vereador é essa ponte com a comunidade. Queremos ouvir os pedidos de cada um e dar atenção para execução”, diz o secretário. Fabiano ressalta que a maioria dos requerimentos apresentados na Câmara Municipal é por melhorias na infraestrutura da cidade. Por isso pretende dar prioridade para atender as demandas.

O foco da Infraestrutura também é manter o alinhamento com as secretarias de Agricultura, Serviços Públicos e Defesa Civil, para garantir soluções estruturais. “Vamos trabalhar juntos. Temos boa aproximação com os demais secretários e vamos nos auxiliar para atender principalmente os bairros do interior.”

Fonte: Folha Regional

Você pode gostar

Nas noticias
Carregar Mais