Na manhã desta sábado, dia 18 de maio de 2024, nove bombeiros do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) deslocaram para Roca Sales RS, para apoiar o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso (CBMMT), que está no local realizando buscas por uma família que está desaparecida após serem atingidas por um deslizamento.
O deslocamento ocorreu com o apoio das aeronaves da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC). Na região também será utilizada a tecnologia de Drone para sobrevoo na área de busca, mapeamento e segurança das equipes.
As demais equipes seguem realizando na região de Cruzeiro do Sul, com as FTs e com os binômios - dupla formada entre bombeiro militar e cão de busca. Em Canoas, os trabalhos de salvamento de pessoas e animais em áreas alagadas também seguem sendo realizados.
Deste 1º de maio, quando o CBMSC, foi acionado e autorizado pelo governo do Estado a deslocar para o Rio Grande do Sul, 2989 pessoas foram salvas e 529 animais foram resgatados. Além disso, 18 vítimas em óbito foram encontradas, sendo que 03 dessas foram localizadas graças ao trabalho dos cães, guiados por seus condutores. =
Recursos empregados no RS neste momento
42 bombeiros militares - 05 cães de busca - 14 viaturas - 12 embarcações - 08 motores de popa – Drones –
Equipamentos para busca e resgate em áreas inundadas e em deslizamentos.
Recursos empregados nos dois primeiros contingentes:
81 bombeiros militares - 22 viaturas - 28 embarcações - 11 motores de popa - 02 caminhões - 01 Auto Posto Comando - 01 mini - escavadeira - 01 quadriciclo - Drones e equipamentos para resgate em áreas deslizadas.
Fonte: Comunicação social – Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
: