Vídeo: Dia 25 de agosto, Dia do soldado, homens e mulheres que tornam o Brasil mais forte

Dia 25 de agosto, Dia do soldado, homens e mulheres que tornam o Brasil mais forte

Em 1923, no dia 25 de agosto, passou a ser comemorado o Dia do Soldado em homenagem ao Marechal Luís Alves de Lima e Silva, mais conhecido como Duque de Caxias, e que se tornou o patrono do Exército Brasileiro.

Duque de Caxias (1803-1880) nasceu no dia 25 de agosto de 1803 e lutou em várias guerras e combates dentro do território nacional e no exterior.

Filho de uma família aristocrática de origem portuguesa, seu pai era militar, portanto, desde pequeno sua educação foi de cunho militar. Com apenas 5 anos de idade ele foi cadete, um tipo de oficial do exército ainda em formação.

Com 15 anos ingressou para a Academia Militar. Mais tarde, foi oficial do exército imperial e recebeu o título de Barão de Caxias, em 1841. Além disso, foi nomeado Conde, em 1845, e Marquês, em 1852.

Além de militar, Duque de Caxias foi político, sendo senador do Império pelo Rio Grande do Sul.

Durante o governo de Dom Pedro II, ele foi nomeado Comandante do Exército e eleito Ministro de Guerra três vezes.

Caxias participou da Guerra do Paraguai, Revolta da Balaiada e Revolta dos Farrapos. Por esse motivo, ficou conhecido como “o pacificador”.

Após a vitória do Brasil na Guerra do Paraguai, ele conquistou o título de Duque, em 1869.

O que é e como ser soldado no Brasil.

De acordo com a hierarquia da carreira militar, soldado é o posto inicial, sendo seguido de cabo, sargento, subtenente, tenente, capitão, major, tenente-coronel, e por fim, coronel. No Brasil, para ingressar na carreira é necessário fazer concurso público.

Para se tornar um soldado é necessário ter disciplinada, coragem e muita dedicação. Uma das características mais importantes dessas figuras é a honra que carregam por defenderem a Pátria.

Em território brasileiro, o serviço militar é obrigatório desde 1908. Todo homem com 18 anos de idade deve se alistar no Exército Brasileiro, na Marinha ou Aeronáutica, que pertencem ao Ministério de Defesa do Brasil. Embora não seja obrigatório para as mulheres, elas também podem seguir carreira militar.

O termo “soldado” deriva do italiano: “soldato” – alguém a quem se pagou o “soldo” para servir. “Soldo” deriva do latim “solidum nummum”, e designava uma moeda de ouro da Roma imperial.

Um soldado, em sentido genérico, é uma pessoa que trabalha voluntariamente, ou em consequência de serviço militar obrigatório, nas Forças Armadas de um país soberano, recebendo treino e equipamento para defender a referida nação e os seus interesses políticos e estratégicos. No Brasil, além das Forças Armadas, as Forças Auxiliares (Polícia Militar e Bombeiro Militar) também possuem soldados.

Maria Quitéria de Jesus (1792-1853) foi a primeira militar mulher que lutou bravamente na Guerra de Independência do país. Em 1996 ela foi reconhecida como “Patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro”.

 

 

Você pode gostar

Nas noticias
Carregar Mais