Nesta madrugada de domingo, dia 13 de fevereiro de 2022, o curioso pela astronomia desde pequeno "Ailton Corrêa" acordou cedo foi direto ao computador no site da NASA, para ver a Posição da Estação Espacial Internacional (ISS), ela estava no Oceano Pacífico próximo a Argentina. Ás 4: 21: 38 horas, ele foi para fora de sua residência em um lugar sem iluminação. A poucos minutos olhando para céu que estava bem limpo pode ver a olho nu um ponto de Luz cruzando o céu no Litoral da cidade de Tubarão e região em Santa Catarina, sul do Brasil.
A ISS passando no espaço a uma velocidade de 27.560 km/ hora- altitude de 417,90 km. Segundo Ailton não deu tempo de fotografar com a câmera Canon pois a Estação, passa muito rápido no Espaço.
A Estação Espacial Internacional (ISS), que está em órbita desde 1998-A Estação é um projeto colaborativo multinacional que envolve cinco agências espaciais participantes - Nasa, CSA, ESA, JAXA e Roscosmos e o Brasil tem um pequeno espaço também, Marcos Pontes (astronauta brasileiro) já esteve na ISS, tem sido tripulada por astronautas desde os anos 2000.
envolve-se em diversos programas espaciais sendo um projeto conjunto da Agência Espacial Canadense ( CSA/ASC) ,Agência Espacial Europeia (ESA), Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (宇宙航空研究 ou JAXA), Agência Espacial Federal Russa (ROSKOSMOS) e Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos.
A ISS só tem aprovação para funcionar até 2024, mas o prazo pode ser prorrogado se houver um acordo em conjunto com todas as agências gestoras do projeto. O objetivo de aposentar o ISS é viabilizar a liderança do setor comercial sobre as atividades espaciais próximas à Terra.
==================================