Vídeo: Por que algumas pessoas sofrem de alucinações hipnagógicas

Por que algumas pessoas sofrem de "alucinações hipnagógicas"

Para melhor entendimento do "fenômeno" alucinatório, conforme o ponto do grande psicopatólogo Karl Jaspers, melhor que fizéssemos algumas considerações sobre às origens mesmo das alterações da percepção. Em regra geral, para que a percepção aconteça, é necessário que o estímulo seja dotado de certa carga afetiva potencial, sem o que, a imagem perceptiva não chegará a se formar destacadamente, no campo da consciência. Tais influências de ordem afetiva, podem ser sentidas, tanto positiva quanto negativamente.
As vivências intuitivas mórbidas, onde se incluem as pseudo-alucinações e alucinações propriamente ditas já fazem sistematicamente parte da Psicopatologia descritiva clássica. As pseudo-alucinações hipnagógicas e hipnopômpicas são encontradas mesmo em pessoas normais, no momento em que passam da vigília ao sono ou vice-versa como, por exemplo chamamento de vozes, sons musicais, vultos que se aproximam do leito, os quais costumam ser momentaneamente aceitas pelo juízo de realidade.

Este tipo de transtorno mental ocorre durante o estado de consciência que se conhece como "Hipnagogia“
Acontece no estado entre vigília e sono, são visões e distorções sonoras que afetam a percepção da realidade.
Suas principais causas são, falta de sono ou um horário irregular para dormir, ansiedade, uso de drogas ou bebidas em excesso. Os transtornos que podem provocar este tipo de alucinação são:
Narcolepsia-Paralisia do sono-Ansiedade.

As alucinações hipnagógicas nem sempre chegam a ser fenômenos patológicos. Podem ser muitas vezes decorrentes do trânsito que a pessoa tem entre suas vivências oníricas (o mundo dos sonhos, inconsciente) e o estado de vigília consciente. De qualquer forma, se isso traz algum incômodo, é preciso ser investigado, pois pode ser um sinal de que algo não vai bem na esfera emocional. Se é voce que vem sentindo as alucinações, a algum tempo, ou se se repetem com frequência a indicação é a de que procure um psicólogo ou psiquiatra, para avaliação mais detalhada, pois podem estar envolvidos outras causas psiquicas.

Redação: Ciência e vida

 

 

Você pode gostar

Nas noticias
Carregar Mais