É necessário aprofundar o estudo e implementar os princípios orientadores da terceira sessão plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), orientar todo o Partido e o povo de todo o país a consolidar a confiança na reforma, unindo forças para avançar a reforma de maneira constante e sustentada”, observou o secretário-geral do Comitê Central do PCCh, presidente do país e presidente da Comissão Militar Central, Xi Jinping, nesta terça-feira, dia 23.
Na abertura da sessão de estudo na Escola do Partido do Comitê Central do PCCh (Academia Nacional de Governança) para os principais funcionários de nível provincial e ministerial, Xi Jinping proferiu um discurso importante. Ele enfatizou a importância de continuar aperfeiçoando e desenvolvendo o sistema socialista com características chinesas e promovendo o objetivo geral da modernização do sistema e das capacidades de governança nacional. “Devemos acompanhar as novas tendências de desenvolvimento da época, os novos requisitos de prática e as novas expectativas do povo, com destaque para a reforma do sistema econômico, promovendo de forma coordenada reformas em todas as áreas. Além disso, é essencial incentivar a inovação teórica, prática, institucional, cultural e de outros aspectos para proporcionar uma força motriz e garantia institucional à modernização chinesa”, acrescentou o líder chinês.
Xi Jinping destacou que a reforma é um projeto sistêmico que exige métodos científicos e um bom gerenciamento das relações em várias frentes. Todos devem insistir na união entre reforma e Estado de direito, aprofundando ainda mais a reforma no campo jurídico e aprimorando continuamente o sistema do Estado de direito do socialismo com características chinesas.
O líder chinês acrescentou que todas as regiões e departamentos devem implementar seriamente as importantes medidas determinadas nas reuniões do Birô Político do Comitê Central do PCCh, de forma a alcançar as metas e tarefas de desenvolvimento econômico e social para todo o ano.
Tradução: Zhao Yan
Revisão: Erasto Santos Cruz.