Quem nunca se viu questionando durante uma viagem de carro qual seria a real função daquelas grandes bolas laranjas que ficam fio de alta tensão? É mais natural das crianças esses questionamentos mas há inúmeros adultos que sempre se perguntam a mesma coisa.
Para muitas pessoas, as bolas laranjas é um verdadeiro mistério. Muito pensam que o objeto faz parte do processo de transmissão de energia elétrica, mas isso não é verdade.
Os fios de alta tensão são responsáveis por conduzir a energia elétrica até as linhas secundárias que, por sua vez, levam a energia até as residências e as indústrias. Por conta disso, se torna fundamental a presença dessas bolas.
As grandes bolas laranjadas presas aos fios da rede elétrica nada mais são do que esferas de sinalização diurna.
Sem elas, a rede estaria completamente vulnerável, isso porquê, geralmente, as torres são muito altas, oferecendo risco às aeronaves que possam estar realizando voos na região durante o dia. Principalmente helicópteros.
As esferas, então, servem para que o piloto perceba que naquele local passam fios elétricos, uma vez que sem elas seria praticamente impossível notar a presença dos mesmos de dentro de uma aeronave em pleno voo.
Outro detalhe importante é que a eficiência das esferas só se dá durante o dia, uma vez que as mesmas não possuem qualquer dispositivo ou material que lhe proporcione luz no escuro.
Durante a noite, as aeronaves são alertadas sobre a presença de fios elétricos por meio de um equipamento que capta a energia solar durante o dia e emite flashes de luz durante a noite.
Apesar desta sinalização é possível encontrar vários acidente que já aconteceram com aeronaves que acabaram colidindo com os fios de alta tensão. Todo cuidado é pouco. Além de colocar a vida dos tripulantes e passageiros das aeronaves os acidente acabam cortando a energia de milhares de pessoas.
Redação: Informações: B. News