Uma mulher de 50 anos com sintomas de dor torácica deu entrada na unidade hospitalar por volta das 06h00, sendo diagnóstica com Infarto agudo do miocárdio é a camada muscular média do coração, devido à necessidade de cateterismo de urgência, o helicóptero foi empregado na transferência. A aeronave da Polícia Civil, tripulada pelos policiais do SAER e pelos profissionais da saúde do Sarasul foi acionada ás 10h30, na manhã dessa segunda-feira, dia 18, para fazer uma transferência do hospital de Jacinto Machado, para o hospital São José em Criciúma.
Durante o retorno de Jacinto Machado, a central de regulação sinalizou outra ocorrência para a transferência de uma feminina de 76 anos, que havia dado entrada no hospital de Imbituba, com perda de força no lado esquerdo do corpo, a ambulância básica do Samu fez os primeiros atendimentos e após levou ao hospital. Foi confirmado o diagnóstico de AVC, sendo necessário o transporte com urgência até o Hospital Nossa senhora da Conceição (HNSC) em Tubarão. Hospital é referência neurológica da região, para que fosse feito o tratamento definitivo.
O tempo resposta do início dos sintomas até o tratamento é fator predominante para a recuperação de ambas as pacientes, se realizado tratamento o mais breve possível após o início dos sintomas, a chance de o tratamento ser bem sucedido sem deixar nenhuma sequela é grande, sendo imprescindível o emprego do Saer/ Sarasul nessas situações.
Equipe do Sarasul : Médico Mateus Volpato - Enfermeira Bárbara - Comandante Darlan - Copiloto Almeida - Amorim e Douglas.