O Maior Navio de carga do Mundo | Portal Online AC

Um navio cargueiro ou navio de carga é um tipo de navio utilizado para o transporte de cargas. Construídos para carregar cerca 4 000 contentores, estes navios facilmente recebem o título de maior meio de transporte já construído. Estas embarcações podem levar até 12 passageiros e aplicam-se-lhes as classificações gerais, legais e de construção dos navios mercantes. Os cargueiros são cada vez mais dotados de meios tecnológicos e maquinaria de ponta que lhes transmite uma maior automatização.

Desde que a primeira embarcação foi construída há mais de 10 000 anos, o transporte marítimo tem sido fundamental para a indústria e o comércio do mundo inteiro. Apesar de avanços no transporte aéreo e comunicações, as embarcações e o transporte marítimo ainda representam um papel essencial na economia global.

Actualmente, o volume de carga seca mundial é transportado via navios de carga com um carregamento de contentores padronizados de dimensões externas com 20' (6058mm) ou 40' (12116mm) de comprimento e sendo as dimensões de largura e altura idênticas para ambos (2438mm de altura por 2591mm de largura). Eles são especificamente desenvolvidos para serem levantados por guindastes colocados na embarcação e nos comboios ou caminhões para facilitar a distribuição

A forma mais comum de classificação de navios é segundo a sua actividade. Existem cinco categorias não-militares: comércio, pesca, recreio, rebocadores e auxiliares. Contudo, devido à imensa diversidade de navios existentes, utiliza-se uma outra classificação mais detalhada com tipos e subtipos que se referem à natureza do tráfego (longo curso, cabotagemcosteiro e de tráfego local), a forma do casco, o tipo de carga (carga geral ou especial), o sistema de movimentação da carga e o tipo de sistema propulsor, sendo elas MilitarComércioIndustria, Auxiliares.

Os navios para o comércio dividem-se em dois subtipos: de carga, que se dividem ainda em Graneleiros (Petroleiros, Graneleiros Sólidos, Químicos, Gases Liquefeitos, Combos), de Carga Unitizada (Porta Contentore, Ro-Ro, Porta-Barcaças), e de Carga Geral (MultiporpuseBox TypeHeavy LiftReefer), Como navios de passageiros, podem considerar-se os de cruzeiroFerriesLog Carriers, e Cattle Carriers. Os navios para a indústria, apresentam-se os subtipos de navio de pesca, MODU, FPSO, shuttle tankers, dragas, lança-cabos; e nos auxiliares, temos os rebocadores, pilotos, supply, navios de salvamento, de combate a incêndios, de combate à poluição, quebra-gelos e de pesquisa.

O título de maior navio do mundo pertence ao petroleiro Knock Nevis, com 458,4 metros de comprimento e 68,9 metros de largura. Este navio começou a navegar em 1981 batizado de Seawise Giant. Em 1988, foi bombardeado por caças iraquianos durante a guerra Irã-Iraque, sendo depois reformado, voltando a navegar em 1989, renomeado Happy Giant. Em 1991 voltou a ser renomeado Jahre Viking, nome pelo qual se tornou mundialmente famoso. Em 2004 o Jahre Viking deixou de navegar e transportar petróleo, foi novamente renomeado Knock Nevis e passou a funcionar como um navio FSO (Floating Storage and Offloading - Base Flutuante de Armazenamento de Produtos Petrolíferos) no Qatar para a Maersk Oil. O peso carregado deste navio e de 564763 toneladas e tem uma capacidade de carga de 674297 metros cúbicos ou 4240865 barris de petróleo, uma carga que equivale ao valor de 122 milhões de dólares

 

 

 

Você pode gostar

Nas noticias
Carregar Mais