Bombeiros Militares de Tubarão realizam atualização de Combate a Incêndio Estrutural em Laguna no Centro de Referência em Combate a Incêndio Estrutural do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.
Nesta segunda-feira (3) e dia 4 de maio. Foram dois dias intensos, os nove militares iniciaram uma breve revisão dos conceitos teóricos e partiram para a parte prática, com a reprodução de um incêndio confinado passando por todas as fases. Com a estrutura montada no local, é possível reproduzir fenômenos que ocorrem no incêndio confinado flashover, rollover, gosth flame, facilitando assim a escolha da técnica ideal a serem empregada em cada cenário.
Os bombeiros combatentes realizaram o combate a um incêndio empregando as técnicas revistas como 3DWF, Ataque Transicional e Ventilação por Pressão Positiva.
“O objetivo da instrução é fazer com que o bombeiro analise o cenário e saiba lidar com todas as mudanças, o incêndio é muito dinâmico, depende de muitos fatores como climáticos e evolução no tempo, o bombeiro é quem deve controlar o regime de queima da forma desejável e não ocorrer uma queima livre ou sair editando o cenário com abertura e fechamento de portas e janelas sem saber como o incêndio irá se comportar” afirma o 1° Tenente BM Schuelter, instrutor e comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Laguna.
O CT já é referência nacional, passam por Laguna as turmas de cursos de formação do CBMSC (CFO, CFS, CFC e CFSd), além de outras turmas formadas por bombeiros de outros estados. Atualmente o CT vem realizando essas instruções de dois dias com militares combatentes do 8°Batalhão de Bombeiros Militar, assim como de outros Batalhões. Com uma turma por semana, o CT está com turmas agendadas até o mês de agosto de 2021.
Informações : Comunicação Social 8º BBM