Bombeiros resgatam homem preso a 10 metros de altura dentro de igreja

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) foi acionado na tarde desta quinta-feira (22), por volta das 15h, para atender uma ocorrência de resgate em altura em uma igreja localizada na rua Santos Dumont, no bairro Santo Antônio de Pádua, região central de Tubarão.

Ao chegar ao local, a guarnição constatou que um homem adulto encontrava-se preso a aproximadamente 10 metros de altura após subir no telhado da igreja para realizar a instalação de cabos elétricos. A vítima não utilizava qualquer equipamento de segurança no momento em que houve o rompimento parcial do telhado, fazendo com que ficasse pendurada no forro da edificação, que também apresentava comprometimento estrutural e risco iminente de colapso.

Imediatamente, os bombeiros iniciaram técnicas de salvamento em altura, realizando a ancoragem da vítima com o objetivo de neutralizar o risco de queda. Em seguida, começou a montagem de um sistema de redução de força e descida controlada. No entanto, durante o procedimento, a estrutura do forro passou a ceder progressivamente, impossibilitando a aproximação segura das equipes.

                         

Diante da gravidade da situação, foi realizado contato com o COBOM para o acionamento de apoio, incluindo caminhões com lança tipo Muck e veículos equipados com cesto aéreo, buscando a alternativa mais segura para a retirada da vítima.

A ocorrência contou com o apoio da empresa CERGAL, que disponibilizou uma caminhonete equipada com cesto elevatório, posicionada no interior da igreja. Após a amarração do forro para evitar o colapso total da estrutura, o homem foi resgatado com segurança por meio do cesto elevatório, sendo amparado pelo sistema de descida controlada previamente montado pela guarnição do CBMSC.

Também prestaram apoio à operação as empresas FAN Guindastes, com um caminhão Muck de lança de 29 metros, e a Copagro, que deslocou um caminhão Muck com lança de 21 metros. Após o término do resgate, o local ficou sob responsabilidade do padre Matheus Scremim Magagnim, responsável pela edificação.

                       

Você pode gostar

Nas noticias
Carregar Mais