Conheça os gigantes dos mares, responsáveis pela movimentação de enormes quantidades de cargas pelos oceanos todos os dias. O transporte marítimo é o responsável pelas maiores cargas em trânsito no mundo.
O transporte marítimo permite a movimentação de enormes quantidades de carga em um só embarque. A produtividade do super navios, sejam eles porta-contêineres, petroleiros ou graneleiros, é o motivo para que cresçam em tamanho, capacidade de carga e capacidade operacional.
Maior navio porta-contêineres
No transporte ultramarino de contêineres, o gigante HMM Algeciras é imbatível. Sua capacidade de carga útil é monstruosa: 24 mil TEUS, ou seja, consegue transportar até 24 mil contêineres de 20 pés de uma só vez. Para se ter uma ideia do peso dessa carga, cada contêiner de 20 pés tem peso bruto máximo de 24 mil quilos.
Fazendo uma conta rápida, o HMM Algeciras é capaz de embarcar, de uma só vez, mais de 500 mil toneladas de carga útil. O meganavio é novinho em folha. Fez sua primeira viagem em 2020 e foi construído no estaleiro Okpo da Daewoo Shipping & Marine Engineering na Coreia do Sul, ficando pronto em 24 de abril do ano passado. Seu operador é a Hyundai Merchant Marine (HMM), o nono maior armador de transporte de contêineres do mundo.
O HMM Algeciras foi projetado com design otimizado no casco e motor altamente eficiente para aumentar sua eficiência energética e reduzir as emissões de carbono. Ele é impulsionado por motores MAN diesel turbo com um total de 103 mil cavalos de potência.
Este navio tem 400 metros de comprimento total e 61 metros de largura. Seu calado (parte que fica sob a água) é de 16,5 metros. Ele trabalha em rotas no Extremo Oriente da Europa e Norte da Ásia, em portos da China, Coreia do Sul, Holanda e Reino Unido.
Maior petroleiro do mundo
O transporte de petróleo é outro negócio onde tamanho é documento e quanto maior, melhor. Por isso, o maior navio petroleiro do mundo tem número tão impressionantes. Ele já é um veterano e já ostentou diversos nomes. Construído na Noruega entre 1979 e 1981, o navio Knock Nevis já foi conhecido como Seawise Giant, Happy Giant e Jahre Viking. Em sua história está até um ataque sofrido na Guerra Irã – Iraque, quando foi danificado
Ele tem 458,4 metros de largura, o que corresponde a mais de quatro campos de futebol. Sua largura é de 68,9 metros o calado é de 24,5 metros, mais do que um prédio de oito andares. Para fazer uma curva, o Knock Nevis precisa de um raio de 3,7 quilômetros. Para frear da velocidade máxima até parar, o navio precisa de 10 quilômetros.
A capacidade de carga do navio é de 4,2 milhões de barris de petróleo, o que equivale a cerca 665 milhões de litros. Ele é movido por turbinas a vapor com 50 mil cavalos de potência e uma hélice de nove metros de diâmetro. Para operar este gigante, a tripulação necessária é de 40 pessoas..
O maior graneleiro do mundo
No transporte de grãos, o título de maior do mundo fica com a China. O navio Lan Hua Hai, especializado no transporte de grãos, tem 254 metros de comprimento de pode carregar até 90 mil toneladas de carga de uma só vez. Ele foi construído em 2013 para atender à enorme demanda por grãos, principalmente soja, do mercado chinês. Suas 90 mil toneladas de carga útil equivalem a mais de 2600 carretas de soja. O Lan Hua Hai já esteve no Brasil e atracou em 2019 no Porto de Paranaguá para receber um carregamento de farelo de soja com destino à Holanda. Na ocasião, o navio estava sendo operado por uma tripulação de 30 pessoas.
Redação: Agencia Transporta Brasil