Tubarão celebra nesta terça-feira dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Piedade
Nesta terça-feira dia 15 de setembro é feriado municipal em Tubarão, A data lembra o dia da padroeira da cidade, Nossa Senhora da Piedade.
Impossibilitados de celebrarem a data como de costume, em consequência da pandemia do novo coronavírus, neste ano de 2020 os católicos serão limitados às missa presenciais, obedecendo as regras sanitárias, ou virtualmente, através das transmissões das celebrações.
A devoção à Nossa Senhora da Piedade é uma das heranças deixadas pelos açorianos.
Tubarão – Formada por uma população em grande parte católica, a cidade de Tubarão conserva até hoje os traços religiosos trazidos por seus colonizadores. Uma das heranças deixadas pelos açorianos é a devoção a Nossa Senhora da Piedade, por isso, todos os anos, no dia 15 de setembro, os tubaronenses param suas atividades para comemorar o Dia da Padroeira, participando das festividades programadas pela Diocese.
A fé e a devoção dos católicos são tão grandes, que a tradição acabou virando lei. Levando em conta a religiosidade da comunidade tubaronense, em 1977, o então prefeito Paulo Osny May sancionou a lei nº 762/77, instituindo o feriado municipal para homenagear a Santa.
Desde então, todos os anos, a comunidade festeja a data com uma série de atividades religiosas. Missas, procissões, novenas e a transladação luminosa da imagem de Nossa Senhora da Piedade celebram o Dia da Padroeira.
.