O padrão 802.11ax, mais conhecido como Wi-Fi 6, é a geração mais recente de rede sem fio. Ele possibilita conexões wireless muito mais rápidas – um ganho equivalente a 40% em velocidade comparado com a configuração anterior. Dentro das condições ideais, o Wi-Fi 6 possui a capacidade de transferência de até 12 gigabits por segundo nas frequências de 2,4 GHz e 5 GHz.
“Este novo padrão suporta mais dispositivos conectados ao mesmo tempo sem que haja perda na qualidade de conexão”, aponta Marcello Liviero, diretor nacional de vendas da TP-Link no Brasil. “Isso favorece os ambientes corporativos e famílias com muito integrantes, onde há a necessidade de mais pessoas acessando a rede simultaneamente.”
Abaixo, veja os três principais diferenciais da sexta geração da tecnologia de redes sem fio.
Mais velocidade
O Wi-Fi 6 permite taxas de transferência de até aproximadamente 1.201 megabits por segundo, ganho expressivo diante da máxima de 866 Mb/s disponibilizadas pela geração anterior. O roteador também é capaz de dividir canais para até 30 dispositivos diferentes ao mesmo tempo com um único canal, assegurando maior estabilidade e velocidade.
Economia de energia
Esse padrão permite que os dispositivos funcionem por meio de baterias, como celulares e notebooks, utilizando uma tecnologia que negocia tempo e volume de informações trocadas com a rede. “O dispositivo ganha mais controle sobre o Wi-Fi e pode colocar o transmissor para hibernar temporariamente, diminuindo significativamente o consumo de energia”, explica Liviero.
Segurança
Para serem comercializados, além do suporte para recursos específicos, como OFDMA, MU-MIMO, beamforming, 1024-QAM e Target Wake Time, é fundamental que os roteadores ofereçam suporte à criptografia WPA3, do contrário, não recebem certificado da Wi-Fi Alliance.